sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dia Mundial de Doenças Raras - Roberto Sekiya

Hoje é o Dia Mundial de Doenças Raras
Tema deste Ano “ Viver com uma doença rara: Dia a dia de mãos dadas”

O Dia Mundial de Doenças Raras tem como objetivo destacar a importância dos estudos sobre doenças que desafiam a medicina. Estima-se que 7% da população mundial sejam portadoras de algum tipo de síndrome considerada rara. No caso do Brasil, o total de pessoas afetadas deve superar os 13 milhões, no entanto ainda não existe um mapeamento oficial.
Viver com uma doença rara: Dia a dia de mãos dadas
O tema e o slogan para o Dia das Doenças Raras de 2015 são Viver com uma doença rara: Dia a dia de mãos dadas. Em homenagem aos doentes, familiares e cuidadores afetados por doenças raras, o slogan Dia a dia de mãos dadas evoca a solidariedade permanente entre as famílias, as associações de doentes e toda a sociedade para encontrar soluções comuns, lutar por tratamentos, cuidados, recursos e serviços em solidariedade com todas as partes interessadas – os cuidadores, os profissionais de saúde, os serviços sociais especializados, os investigadores, as empresas farmacêuticas, os decisores políticos e as entidades reguladoras.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dia Mundial dos Rotarianos - Aniversário de Rotary Club Intarnational

Parabéns a Todos os Rotarianos pelo seu Dia!!!
Dia 23 de fevereiro Dia Mundial dos Rotarianos. “Dar de si antes de pensar em si”
O dia 23 de fevereiro tem um significado especial para integrantes do Rotary Club Internacional. Neste dia é comemorado o aniversário da instituição centenária, que alcança a marca de 110 anos de plena atividade em 2015.
A data também é lembrada como Dia Mundial do Rotariano.
Pautado no companheirismo e na prestação de serviço, o Rotary Club conta com associados que têm em comum a filosofia rotária, sintetizada no lema universal da instituição: “dar de si antes de pensar em si”. Os valores são difundidos por meio de programas e ações planejados por clubes de todo o mundo.

Roberto Sekiya
www.robertosekiya.com.br 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015


O dia 18 de fevereiro é o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. As crianças com essa síndrome têm um aspecto e uma inteligência normal ou inclusive superior à media. Apresentam um estilo cognitivo particular e habilidades especiais em áreas específicas. No entanto, carecem de habilidades sociais, e ainda que tenham vontade de fazer amigos, carecem de intuição e de empatia. Mas, nós podemos ajudá-los a se integrar.

O curioso e interessante por sua vez, é que as crianças com Asperger apresentam uma alteração no processamento da informação e têm áreas de especial interesse, que as fazem se interessar por áreas intelectuais específicas como a matemática ou os temas científicos. Mostram um interesse exagerado por alguns temas. No entanto, esses interesses podem mudar com o tempo ou persistir constituindo a base para uma profissão.

Algumas coisas são aprendidas na idade “própria”, outras cedo demais, enquanto outras só serão entendidas muito mais tarde ou somente quando ensinadas.

Alguns pesquisadores acreditam que Síndrome de Asperger seja a mesma coisa que autismo de alto funcionamento, isto é, com inteligência preservada. Outros acreditam que no autismo de alto funcionamento há atraso na aquisição da fala e na Síndrome de Asperger não.
#SíndromeDeAsperger
#Sekiya

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Hoje é o DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL - 06 DE FEVEREIRO


Hoje é o DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL - 06 DE FEVEREIRO

A natureza, nosso meio ambiente é um grande patrimônio da sobrevivência da humanidade. 

E todos nós podemos ser estes agentes é só sermos protetores do meio ambiente. Este é o momento muito apropriado para refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais em que sofremos a falta de água em nosso Brasil.

O Meio ambiente do mundo está sendo rapidamente castigado. Diversidade animal e de plantas encontram-se extintas e alterações climáticas vêm destruindo cidades, como a seca no Brasil. O aumentando o nível do mar e inutilizando áreas que uma vez foram agricultáveis.

E é possível reverter o processo e evitar a dizimação de nossa da própria existência humana, só precisamos tomar ações de prevenção e manutenção do meio ambiente enquanto ainda temos tempo porque o meio ambiente responde a esta agressão. E temos que fazer isso permitindo que as futuras gerações possam viver. Vamos todos sermos agentes de defesa do meio ambiente.

Roberto Sekiya
#DiaDoAgenteDeDefesaAmbiental
#MeioAmbiente
#Sekiya
#SecaEmSP

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Hoje é o Dia Nacional da Mamografia - Mulheres é muito importante fazer a Mamografia


Hoje é o Dia Nacional da Mamografia - 5 de fevereiro
Mulheres vamos fazer Mamografica!!
O Dia tem o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente este câncer.
Mas, o que vem a ser a mamografia? É uma radiografia das mamas realizada em um equipamento específico, o "mamógrafo", que permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, em que o tumor não é palpável. Por isso, todas as mulheres, sem nenhum histórico familiar de câncer de mama ou ovário, entre 40 e 49 anos de idade devem realizar anualmente o exame e, a partir dos 50 anos, ele deve ser realizado a cada 2 anos. Já as mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram um desses cânceres antes dos 50 anos de idade, devem realizar esse exame a partir dos 35 anos de idade, 1 vez por ano.
No mamógrafo, a mama é comprimida para se obter imagens que permitam a detecção do câncer. Durante o exame, há provocação de um leve desconforto devido à compressão. Para minimizar esse desconforto você pode agendar, quando possível, o exame após o período menstrual, entre o 5° e 10° dia do ciclo.
É importante lembrar que o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando no conhecimento do corpo e na identificação de tumores maiores. Porém, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde treinado e a mamografia. Mesmo quando a mulher não perceber nenhuma alteração durante o autoexame das mamas, é importante um profissional da saúde examiná-las anualmente.
Aproveite essa data para colocar em dia a sua mamografia. Procure seu médico e peça a ele que solicite o seu exame! Essa é uma atitude que faz bem para a sua saúde!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vamos fazer construir uma tendência a partir de nos mesmos de sermos mais generosos, prestativo, desprendido, humilde e caridoso.


“Se quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se quiser ser feliz, pratique a compaixão.”
- Dalai Lama

 
Vamos fazer construir uma tendência a partir de nos mesmos de sermos mais generosos, prestativo, desprendido, humilde e caridoso.

Vamos nos dar mais aos outros. Vamos estender nossas mãos a outra pessoa.

E  fazer a compaixão ser contagiosa e Transformar ao nosso redor em um mundo melhor

Sabe que temos 20 meios simples de ajudar ao outro, olhem as dicas:

Sorria e seja simpático
. Um gesto tão simples e pequeno como este pode ter um impacto profundo no dia de outra pessoa, que pode acabar por fazer o mesmo por outra pessoa e por aí fora…

·  Faça voluntariado. Não precisa de ir todos os dias ou todas as semanas, mas inscrever-se numa instituição onde possa fazer voluntariado é uma das coisas mais maravilhosas que pode fazer por si e por muitas pessoas que estão à mercê dos próprios voluntários.

·  Pare para ajudar. A próxima vez que vir alguém deixar cair as compras, que parece estar perdido ou a mudar um pneu furado, pare e pergunte se pode fazer alguma coisa para ajudar. Só isso já é muito e, se puder apoiar de outra forma, tanto melhor.

·  Ensine. Reserve algum do seu tempo livre para ajudar a ensinar alguém alguma coisa: ensine a sua mãe a utilizar o email, o seu pai a enviar sms, o seu filho a andar de bicicleta, um colega de trabalho a tirar melhor proveito de um programa informático.

·  Doe alguma coisa que já não usa. Quem diz uma coisa, diz uma caixa ou um saco de coisas. Entregue-as em bom estado numa instituição que esteja a precisar disso mesmo.

·  Console alguém que esteja a passar por um momento difícil. Quem estiver de luto, a viver uma doença ou qualquer outra dificuldade, precisa sempre de um ouvido amigo, palavras reconfortantes, um abraço forte, uma boa distracção, uma ajuda em casa ou fora dela para tratar de assuntos pendentes.

·  Faça um donativo. Existem milhares de instituições que precisam diariamente de donativos, grandes ou pequenos. Em vez de comprar mais uma peça de roupa ou o mais recente gadget, utilize esse dinheiro para ajudar quem não se pode dar a esses luxos.

·  Redireccione prendas. No seu próximo aniversário ou Natal, diga aos amigos e familiares que não quer presentes, prefere que eles os doem (ou dêem o equivalente em dinheiro) a instituições de caridade.

·  Compre alimentos para um sem-abrigo. Nem todas as pessoas gostam de dar dinheiro a quem mendiga nas ruas, por isso, utilize-o para comprar um bolo, uma sanduíche, uma bebida quente ou fresca; ofereça estes alimentos com respeito e simpatia.

·  Ajude alguém a tornar-se mais activo. Pode ser alguém que queira perder peso ou simplesmente iniciar uma rotina de exercício físico – acompanhe essa pessoa numa caminhada diária, numa volta de bicicleta ao fim-de-semana ou inscrevam-se num ginásio. O seu apoio pode ter um impacto profundo na vida (mais saudável) dessa pessoa.

·  Seja um bom ouvido. Por vezes, uma pessoa que está triste, deprimida, zangada ou revoltada precisa apenas de um ouvido amigo. Deixar essa pessoa conversar e “descarregar” frustrações pode ser um gesto inesquecível e uma ajuda muito importante. 

·  Trate de uma tarefa doméstica. Pode ser algo grande ou pequeno – lavar a loiça, passar a ferro ou tratar do jardim – mas será uma acção muito apreciada.

·  Envie um e-mail simpático. Para além de ser uma excelente maneira de manter o contacto, um bonito e-mail pode ser perfeito para agradecer o jantar que os amigos lhe ofereceram no fim-de-semana passado ou então para dar os parabéns à prima pela promoção.

·  Mostre o seu apreço por alguém publicamente. Elogiar alguém no seu blog, em frente aos restantes colegas de trabalho ou na presença da família é uma óptima maneira de os fazer sentir valorizados.

·  Seja paciente. Por vezes, e pelos mais diversos motivos, as pessoas têm dificuldade em perceber, aprender ou fazer alguma coisa, por isso, tenha paciência com o motorista do autocarro, a senhora do café, a sua assistente, os seus pais, filhos, marido ou mulher.

·  Prepare um “cesto de carinho”. Um tupperware de sopa, uma lata de biscoitos, chá, chocolate, rebuçados, livros, revistas… qualquer coisa que ache que a pessoa possa precisar ou que irá adorar desfrutar. Pode ser oferecido a alguém que esteja doente ou simplesmente em baixo e a precisar de um mimo especial.

·  Doe alimentos. Da próxima vez que for às compras, adquira um saco extra de arroz, enlatados e leite, deixando-o numa instituição necessitada no seu caminho de regresso a casa.

·  Faça de babysitter. Todos os pais precisam de uma pausa de vez em quando. Se conhece algum amigo ou familiar que dificilmente tem uma “folga” dos seus filhos, ligue-lhes e ofereça os seus serviços de babysitter por uma noite. Eles nunca mais vão esquecê-la!

·  Empreste a sua voz. Existem tantas pessoas necessitadas e desfavorecidas no mundo, a precisar de se fazerem ouvir, mas a não conseguirem. Dê a sua voz por essas pessoas – não precisa de assumir a causa sozinho, mas pode juntar-se a um grupo de apoio a mães solteiras, divulgar uma petição que necessita de assinaturas, escrever cartas às entidades oficiais, participar em manifestações ou vigílias.

·  Ame. Não há nada mais poderoso e reconfortante no mundo do que o amor, especialmente quando é genuinamente dirigido a outra pessoa em forma de simpatia, carinho, um sorriso, abraço, beijo ou tempo de qualidade. Exprima o seu amor – para quem está a recebê-lo, é muito mais importante do que alguma vez imaginou.


Roberto Sekiya
www.robertosekiya.com.br

Hoje é o Dia Mundial Contra o Câncer.

Hoje é o Dia Mundial Contra o Câncer.
E com o Tema de 2015 "Ao nosso alcance”.
Neste Dia é uma oportunidade de dizer ao mundo do que pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. A para criar oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todos os países.
A campanha de 2015 prova que soluções existem e que estão ao nosso alcance. E os objetivos são:
• Mostrar que, por meio de escolhas saudáveis, é possível ter qualidade de vida antes, durante e depois do câncer.
• Oferecer informações de utilidade pública para facilitar o acesso à prevenção, às ações de detecção precoce e ao tratamento do câncer.
• Estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o controle da doença.
• Divulgar a prevenção e a detecção precoce como formas de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis.
• Informar a população sobre ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS).
• Informar à população que qualquer pessoa pode buscar tratamento gratuito e integral do câncer no SUS
Roberto Sekiya